quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Educação Bilíngue para Surdos

A inclusão dos alunos surdos não pode desconsiderar que a maior parte deles vem de famílias ouvintes, usuárias da língua portuguesa na modalidade oral, inacessível a quem não ouve. Assim, embora alguma forma de linguagem seja instituída na interação com os familiares, as crianças surdas, filhas de pais ouvintes, geralmente não dominam uma língua constituída e por isso estão em condição bastante diversa daquela de crianças já falantes, cabendo à Escola a tarefa de possibilitar a aquisição da língua de sinais, por meio da qual possam construir conhecimento linguístico e de mundo, e da língua portuguesa como segunda língua.
Curso de Especialização em Educação Bilíngue para Surdos parte do princípio de que uma educação bilíngue pressupõe muito mais do que o domínio de duas línguas pelo aluno surdo: contempla a política das identidades, que possibilite a esse estudante constituir-se como cidadão diferente, porém eficiente e com autoimagem positiva, o que só poderá acontecer na convivência com seus iguais. Nas aulas, professores altamente capacitados consideram que o bilinguismo pressupõe duas culturas, surda/ouvinte, e que o currículo deve contemplá-las igualmente, atribuindo à língua de sinais e à língua portuguesa a mesma importância. Consideram, ainda, que as pessoas surdas têm acesso ao mundo pela visão, aspecto que deve ser respeitado no processo educacional. 

Objetivos

a) Preparar professores licenciados nas diferentes áreas do conhecimento para trabalharem com alunos surdos em uma proposta de educação bilíngue tanto nas escolas especiais quanto nas regulares; b) contribuir para a ampliação de conhecimento sobre a surdez por meio da pesquisa.

Público-alvo

Graduados em cursos de licenciatura em qualquer área do conhecimento.










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